Gravitação Universal
As Leis de Kepler
A observação de corpos celestes é um fato que, de acordo com registros, vem de milhares de anos. Vários povos desde a Antiguidade observavam os corpos e desde então falavam de fenômenos astronômicos, trabalhavam a cultura da lavoura ou até colocavam os seus deuses no céu e atribuíam a eles as manifestações divinas. O estudo dos astros teve início com os gregos antigos. Foram eles os primeiros a tentarem explicar o movimento dos corpos celestes. O mais importante deles foi Cláudio Ptolomeu, que propôs o sistema planetário geocêntrico (Terra como centro do universo). Segundo esse sistema, a Terra é o centro de todo o Universo. O Sol e a Lua descreviam órbitas circulares ao redor da Terra. Quanto aos outros planetas, cada um deles descreveria órbitas circulares em torno de um centro que por sua vez descreveriam órbitas circulares ao redor da Terra.
O sistema geocêntrico prevaleceu por muitos anos, somente séculos mais tarde é que foram feitas contestações e levantadas novas hipóteses sobre o movimento dos corpos celestes e todo o universo. Nicolau Copérnico, em seus estudos, propôs o Sol como centro do Universo, heliocentrismo, segundo o qual os planetas, então conhecidos na época, descreveriam órbitas circulares ao redor do Sol.
Esse sistema permaneceu durante um bom tempo, até que anos mais tarde Johannes Kepler, discípulo de Tycho Brahe, determinou as leis do Universo assim como as conhecemos hoje. Kepler herdou de seu mestre todas as suas anotações e com seus estudos determinou três leis:
Lei das Órbitas: os planetas descrevem órbitas elípticas ao redor do Sol, que ocupa um dos focos da elipse descrita.
Lei das Áreas: o segmento imaginário que une o centro do Sol e o centro do planeta varre áreas proporcionais aos intervalos de tempo dos percursos.
O ponto p é chamado periélio e o ponto a, afélio. Em p a distância Terra-Sol é mínima e a velocidade é máxima e em a a distância Terra-Sol é máxima e a velocidade é mínima.
Lei dos Períodos: o quadrado do período de revolução de cada planeta é proporcional ao cubo do raio médio da respectiva órbita.
T2= Kr3
Sendo T o tempo gasto para um planeta dar uma volta completa ao redor do Sol, e r a medida do semieixo maior de sua órbita (denominado raio médio), K é uma constante de proporcionalidade que só depende da massa do Sol.
As leis de Kepler dão uma visão cinemática do Universo, mas não basta só entender os movimentos dos planetas, é também necessário entender como eles conseguem permanecer sempre na mesma trajetória, descrevendo as mesmas órbitas elípticas e não caem, como é o caso da Lua sobre a Terra. A lei da Gravitação Universal explica como isso é possível.
A Lei da Gravitação Universal
A lei da Gravitação foi proposta por Sir Isaac Newton, cientista inglês famoso por seus estudos e contribuições na Física e na Matemática, além de também ser alquimista e astrônomo. Autor de célebres livros como o Philosophiae Naturalis Principia Mathematica no qual ele descreve a Lei da Gravitação Universal e As Leis de Newton.
T2= Kr3
Sendo T o tempo gasto para um planeta dar uma volta completa ao redor do Sol, e r a medida do semieixo maior de sua órbita (denominado raio médio), K é uma constante de proporcionalidade que só depende da massa do Sol.
As leis de Kepler dão uma visão cinemática do Universo, mas não basta só entender os movimentos dos planetas, é também necessário entender como eles conseguem permanecer sempre na mesma trajetória, descrevendo as mesmas órbitas elípticas e não caem, como é o caso da Lua sobre a Terra. A lei da Gravitação Universal explica como isso é possível.
A Lei da Gravitação Universal
A lei da Gravitação foi proposta por Sir Isaac Newton, cientista inglês famoso por seus estudos e contribuições na Física e na Matemática, além de também ser alquimista e astrônomo. Autor de célebres livros como o Philosophiae Naturalis Principia Mathematica no qual ele descreve a Lei da Gravitação Universal e As Leis de Newton.
Diz a história que Newton estava sob uma macieira quando dela caiu uma maçã sobre a sua cabeça. Não sabemos se isso realmente é verdade ou não, o que é muito importante é que isso fez com que se explorassem mais os mistérios do universo e a Gravitação Universal.
Newton explicou a razão pela qual a Lua não cai sobre a Terra descrevendo a seguinte equação, equação esta que determina a Lei da Gravitação Universal:
G é uma contante gravitacional e seu valor é igual a 6,67.10-11 N.m2/Kg2
m1 e m2 são as massas dos corpos que se atraem, medida em Kg.
r é a distância entre os dois corpos, medida em metros(m).
F é a força gravitacional, e é medida em N.
Com tal equação matemática Newton descobriu que os corpos se atraem mutuamente, fazendo com que eles não caiam uns sobre os outros e sempre mantenham a mesma trajetória, ou seja, a sua órbita elíptica ao redor do Sol, como descobriu Johannes Kepler em uma de suas três leis do movimento dos planetas.
m1 e m2 são as massas dos corpos que se atraem, medida em Kg.
r é a distância entre os dois corpos, medida em metros(m).
F é a força gravitacional, e é medida em N.
Com tal equação matemática Newton descobriu que os corpos se atraem mutuamente, fazendo com que eles não caiam uns sobre os outros e sempre mantenham a mesma trajetória, ou seja, a sua órbita elíptica ao redor do Sol, como descobriu Johannes Kepler em uma de suas três leis do movimento dos planetas.
assista esse vídeo:
Fontes: http://www.brasilescola.com/fisica/gravitacao-universal.htm
por: André martins,Jefferson Claudino,Gabriel leitão, valdeliton sobral,Evadilson.
turma:106
Está dividida em movimento retilíneo uniforme, movimento retilíneo uniformemente variado,movimento de queda livre e movimento circular uniforme.
O que é importante relembrar?
Como não nos preocupamos com as causas do movimento, não há forças externas, a gravidade é constante, assim como a aceleração.
O que procuramos ao estudar a cinemática?
Podemos procurar quatro coisas.
Como está dividida a cinemática?
Está dividida em movimento retilíneo uniforme, movimento retilíneo uniformemente variado,movimento de queda livre e movimento circular uniforme.
O que é importante relembrar?
Como não nos preocupamos com as causas do movimento, não há forças externas, a gravidade é constante, assim como a aceleração.
O que procuramos ao estudar a cinemática?
Podemos procurar quatro coisas.
- Deslocamento de uma partícula
- Tempo levado para ocorrer um deslocamento
- Velocidade média ou instantânea de uma partícula
- Aceleração de uma partícula
Por : Nilton José , Gerciane ,Ronielson ,Victor santos
Essa tira é um exemplo de : movimento retilíneo uniforme.
Cinemática
Cinemática é a parte da Mecânica que descreve o movimento, determinando a posição, a velocidade e a aceleração de um corpo em cada instante. Tempo é uma noção aceita sem definição, fudamental na descrição de qualquer movimento.
Os corpos em estudo, denominado móveis, são considerados pontos materiais. Ponto material é um corpo cujas dimensões não interferem no estudo de determinado fenômeno.POSIÇÃO NUMA TRAJETÓRIA
Trajetória é o conjunto de posições sucessivas ocupadas por um móvel no decorrer do tempo. Veja abaixo:
Na trajetória escolhemos arbitrariamente um marco zero, a partir do qual medimos comprimentos que indicam a posição do móvel, mas não fornecem nem o sentido nem a distância percorrida.
Entretanto um móvel pode estar de um laço ou de outro relativamente ao marco zero (fig. 2a), sendo então conveniente orientar a trajetória, adotando-se um sentido positivo(fig. 2b).Assim a posição do móvel A fica definida pela medida algébrica -10 Km e a de B por +10Km.
A medida algébrica do arco da trajetória que vai do marco zero à posição do móvel recebe o nome de espaço, indicado pela letra s. O marco zero 0 é então a origem dos espaços. Na figura 2b o espaço do móvel A, independentemente do sentido do seu movimento é SA = -10Km e o de B, SB = +10Km
REFERENCIAL
Um corpo está em movimento quando sua posição muda no decorrer do tempo. Deste modo, a noção de movimento e de repouso de um móvel é sempre relativa a outro corpo. O corpo em relação ao qual identificamos se um móvel está em movimento ou em repouso é chamado referencial ou sistema de referência. Veja a figura abaixo:
O trem encontra-se em movimento em relação ao observador;
O Homem sentado encontra-se em repouso em relação ao trem.Um ponto material está em movimento em relação a um determinado referencial quando sua posição, nesse referencial, varia no decurso do tempo.
Um ponto material está em repouso em relação a um determinado referencial quando sua posição, nesse referencial, não varia com o decurso do tempo.
Fontes
Baseado no livro: Os fundamentos da fisica, Toledo.
Colaboradores: Derley pedroso,jorge pinheiro,jhemerson tavares,Douglas silva |
Movimento Retilíneo Uniforme
(MRU)
Introdução
O
movimento é chamado de retilíneo quando ele se dá ao longo
de uma reta em relação a um sistema de referência. Em outras palavras, quando
sua trajetória é uma reta. O movimento é denominado retilíneo e uniforme
quando a aceleração ao longo da reta é nula.
a = 0
Este é,
portanto, o tipo de movimento retilíneo mais simples que se pode imaginar.
Como a aceleração é nula, sua velocidade é constante.
V = Vo
Portanto, o movimento retilíneo uniforme (M.R.U.) ocorre quando um
objeto se movimenta com velocidade constante numa trajetória retilínea.
Podemos escrever a equação para a posição da partícula, em função do tempo, onde s é a posição inicial da partícula (no
tempo t = 0).
S = So + Vot V = Vo |
Função Horária que define o MRU
V=ΔS/ΔT
Δs= variação de espaço ou descolamento
Δt= variação de tempo, ou intervalo de tempo.
A equação horária do espaço pode ser demonstrada a partir da fórmula de velocidade média.
A equação horária do
espaço pode ser demonstrada a partir da fórmula de velocidade média.
Por: Alan Lima, Caio Martins, Débora Açucena, José
Maxson e Wellington Tanner.
Referências Bibliográficas: http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Cinematica/mu.php
(MRU) é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. Diz-se que o móvel percorreu distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. No MRU a velocidade média assim como sua velocidade instantânea são iguais.
Obs: A velocidade instantânea refere-se a um determinado intervalo de tempo “t” considerado, definida matematicamente por; V=limΔt->0=Δs/Δt. Para o estudo da cinemática no ensino médio não é especialmente necessária sabermos a conceituação matemática de velocidade instantânea,uma vez que envolve limites assim como diferenciais que só são vistos na maioria das vezes no ensino superior em relação aos cursos de exatas. Basta sabermos o cálculo da velocidade média pois ambos são iguais como mencionado acima.
V=ΔS/ΔT
Onde;
Δs= variação de espaço ou descolamento
Δt= variação de tempo, ou intervalo de tempo
1) Exemplo: Um carro encontra-se no Km 32 -em relação a uma determinada rodovia- ao mesmo tempo o condutor verifica seu relógio ao qual o mesmo marca 13h. Posteriormente seu veículo encontra-se no km 160, novamente o condutor verifica seu relógio que marca 14h:30min. O condutor, um amante da cinemática resolve calcular sua velocidade, considerando a mesma constante durante todo o percurso. Qual foi o valor da velocidade calculada?
Resolução: Primeiramente devemos identificar que o movimento é retilíneo uniforme, agora podemos aplicar a fórmula prática da velocidade no MRU.
V=ΔS/ΔT
ΔS=160 km-32 km=128 km
ΔT= 14,5h-13h=1,5h
Logo:
V=128 km/1,5h=85,3km/h
Agora vamos considerar que um móvel em MRU desloca-se de uma posição inicial so no instante to=0s(origem do tempo) até uma posição s num instante posterior denominado t com uma velocidade v. Vamos calcular a velocidade “v” desse móvel considerando o movimento retilíneo uniforme.
V=ΔS/ΔT
V=s-so/t-to
Como to=0s
V=s-so/t
“Isolando” s
S=so+vt
Pronto! Essa fórmula define a função horária do MRU.
2) Exemplo: Um determinado móvel esta se deslocando em uma trajetória retilínea segundo a função horária s=4+28t. Pede-se
Movimento progressivo: quando o deslocamento do móvel segue a orientação positiva da trajetória retilínea orientada, ou seja, v>0.
3) Exemplo:
Dado a função horária do movimento retilíneo uniforme.
S=4+6t
O movimento é progressivo uma vez que 6 > 0
Movimento retrógrado: quando o deslocamento do móvel segue a orientação contrária da trajetória retilínea orientada, ou seja, v<0
4) Exemplo: A função s=6- 30t caracteriza-se um MRU retrógrado uma vez que -30<0.
postado por : Anielly alencar , Dariane santos . Gustavo alencar , Gaudencio Ribeiro
http://www.infoescola.com/fisica/movimento-retilineo-uniforme/
Obs: A velocidade instantânea refere-se a um determinado intervalo de tempo “t” considerado, definida matematicamente por; V=limΔt->0=Δs/Δt. Para o estudo da cinemática no ensino médio não é especialmente necessária sabermos a conceituação matemática de velocidade instantânea,uma vez que envolve limites assim como diferenciais que só são vistos na maioria das vezes no ensino superior em relação aos cursos de exatas. Basta sabermos o cálculo da velocidade média pois ambos são iguais como mencionado acima.
Função Horária que define o MRU
Inicialmente consideramos que para definirmos a velocidade de um móvel no MRU, basta “trabalharmos” com a principal fórmula que descreve este movimento, vejamos;V=ΔS/ΔT
Onde;
Δs= variação de espaço ou descolamento
Δt= variação de tempo, ou intervalo de tempo
1) Exemplo: Um carro encontra-se no Km 32 -em relação a uma determinada rodovia- ao mesmo tempo o condutor verifica seu relógio ao qual o mesmo marca 13h. Posteriormente seu veículo encontra-se no km 160, novamente o condutor verifica seu relógio que marca 14h:30min. O condutor, um amante da cinemática resolve calcular sua velocidade, considerando a mesma constante durante todo o percurso. Qual foi o valor da velocidade calculada?
Resolução: Primeiramente devemos identificar que o movimento é retilíneo uniforme, agora podemos aplicar a fórmula prática da velocidade no MRU.
V=ΔS/ΔT
ΔS=160 km-32 km=128 km
ΔT= 14,5h-13h=1,5h
Logo:
V=128 km/1,5h=85,3km/h
Agora vamos considerar que um móvel em MRU desloca-se de uma posição inicial so no instante to=0s(origem do tempo) até uma posição s num instante posterior denominado t com uma velocidade v. Vamos calcular a velocidade “v” desse móvel considerando o movimento retilíneo uniforme.
V=ΔS/ΔT
V=s-so/t-to
Como to=0s
V=s-so/t
“Isolando” s
S=so+vt
Pronto! Essa fórmula define a função horária do MRU.
2) Exemplo: Um determinado móvel esta se deslocando em uma trajetória retilínea segundo a função horária s=4+28t. Pede-se
- a) Determinar seu espaço inicial (so).
- b) A velocidade do móvel no instante t=2s.
- c) O espaço do móvel no instante t=3s.
- d)A variação de espaço nos 5 primeiros segundos.
- a) Como ; S =so+vt e temos S=4 +28t , s0=4m
- b) Como o móvel esta em MRU sua velocidade é constante . Se s=so+vt e temos s=4+28t, v=28m/s
- c) S=4+28t ,para t=3s basta substituirmos, s=4+28.3=88m
- d) Basta acharmos S5. Pela função temos S5=4+28.5=144m
Movimento Progressivo e retrógrado
Devemos lembrar sempre que, só há movimento (deslocamento) se existir velocidade.Movimento progressivo: quando o deslocamento do móvel segue a orientação positiva da trajetória retilínea orientada, ou seja, v>0.
3) Exemplo:
Dado a função horária do movimento retilíneo uniforme.
S=4+6t
O movimento é progressivo uma vez que 6 > 0
Movimento retrógrado: quando o deslocamento do móvel segue a orientação contrária da trajetória retilínea orientada, ou seja, v<0
4) Exemplo: A função s=6- 30t caracteriza-se um MRU retrógrado uma vez que -30<0.
postado por : Anielly alencar , Dariane santos . Gustavo alencar , Gaudencio Ribeiro
http://www.infoescola.com/fisica/movimento-retilineo-uniforme/
Movimento uniformemente variado
O movimento uniformemente variado é o movimento no qual a velocidade escalar varia uniformemente no decorrer do tempo. O movimento caracteriza-se por haver uma aceleração diferente de zero e constante.
fisicaevestibular.com.br
Equações do movimento uniformemente variado
A equação da velocidade em função do tempo é:
onde é a velocidade atual, é a velocidade inicial, é a aceleração e é o tempo decorrido desde o início do movimento.
Se a aceleração escalar é a mesma em todos os instantes , ela coincide com a aceleração escalar média, qualquer que seja o intervalo de tempo considerado.
Então escrevemos:
Essa função estabelece como varia a velocidade escalar no percorrer do tempo no movimento uniformemente variado: e são constantes , e a cada valor de corresponde um único valor de
Na tabela a seguir vemos alguns exemplos, considerando a velocidade em metros por segundo (m/s) e a aceleração em metros por segundo ao quadrado.
Função horária do MUV
A função horária do movimento uniformemente variado é:
onde é a posição (distância) atual do corpo ( o s vem do latim spatio, mas também é utilizada o d, por indicar distância), é a posição da qual ele começou o movimento, é a velocidade inicial do corpo, é a aceleração e é o tempo decorrido desde o início do movimento.1 Na função horária do MUV, o coeficiente de é .
Assim , se a função for do tipo: (s em metros e t em segundos) , observaremos que:
Equação de Torricelli no MUV
No MUV há muitos casos em que podemos relacionar a velocidade escalar v em função do espaço s o que é feito com o emprego da equação de Torricelli que mostra-se a seguir:
Velocidade média
A velocidade média no MUV é dada pela média aritmética entre a velocidade final e inicial:
Gráficos do MUV
No movimento uniformemente variado podemos perceber três funções distintas:
- Aceleração em função do tempo - Como a aceleração nesse movimento é constante e diferente de zero, então apresenta-se uma função constante. Logo o gráfico apresenta-se como uma linha reta paralela ao eixo das abcissas.
- Velocidade em função do tempo - A função da velocidade em função do tempo é uma função de primeiro grau. Logo apresenta-se como uma linha reta que concorre com o eixo das abcissas.
- Deslocamento em função do tempo - O deslocamento em função do tempo é uma função de segundo grau. Logo ela se apresenta como uma parábola.
Referências
- ↑ a b c Francisco Ramalho Júnior; Nicolau Gilberto Ferrari e Paulo Antônio de Toledo. Os Fundamentos da Física 1: Mecânica (em Português). 9ª Ed. São Paulo: Moderna, 2007. 490 p. p. 65. ISBN 978-85-16-050655-1 Página visitada em 2/06/2013.
- ↑ língua PT | Ramalho ; Nicolau e Toledo "Os Fundamentos da Física 1", 9ª Edição, Editora Moderna 2007, p. 71
gostei muito do trabalho de vcs, mas faltou o conteúdo sobre o movimento retilíneo uniforme.
ResponderExcluirgostei muito desse trabalho. Bem esplicado e bem desenvolvido .bom esto com uma duvida em ( movimento retilínel uniforme ) NAO esto conseguindo desenvolver esse tema...
ResponderExcluirgostei muito do trabalho de voçês, foi bem explicado. se voçês estivesse falado mais sobre o movimento retilineo uniforme, ficaria melhor, e tiraria minhas duvidas
ResponderExcluirMuito bom o trabalho de vocês, aprendi mais um pouco do que eu já sabia. Gostei muito Parabéns !! Excelente trabalho
ResponderExcluirGostei dos trabalhos, ate por que a cinemática nos ajuda a, conhecer e descrever variados tipos de movimentos no nosso cotidiano, entre os quais em aplicação, como.
ResponderExcluirCalcular tempo gasto e distancia em viagens.
Entender muito da mecânica automotiva, saber do que se trata quando é falada em aceleração, velocidade máxima etc.
Parabéns
muito bom o trabalho.
gostei do trabalho de vocês . aprendir o conceito de cinematica e aonde ela atua
ResponderExcluirGostei dos trabalhos principalmente da Queda Livre - Cinemática soltando uma maçã e um papel no vácuo ao mesmo tempo, os dois chegarão juntos ao chão
ResponderExcluirGostei muito do trabalho de vocês,aprendi que o movimento uniformemente variado e o movimento no qual a velocidade no decorre do tempo.
ResponderExcluirMuito bom Parabéns!
eu adorei os trabalhos, mais axo que faltou um video no trabalho sobre cinemética angular.
ResponderExcluirgostei muito dos trabalhos e ao meu entendimento, é o conceito fundamental da mecânica que é o de movimento, ou seja, da mudança nas posições dos corpos ao longo do tempo sem se preocupar em analisar as causas. E quando falamos de cinemática, falamos de três grandezas físicas, o deslocamento, a variação de tempo e a velocidade.
ResponderExcluirO trabalho de vocês esta muito legal,gostei mais do primeiro com os Cartoons parabéns *--*
ResponderExcluirlie os trabalhos e conseguie aprender um pouco mas da fisica eo que me interresou foi aqules do carton a criatividade foi nota 10 #parabens
ResponderExcluirO trabalho sobre queda livre está ótimo, bem interessante o vídeo que colocaram explicando sobre queda livre.
ResponderExcluirGostei muito dos trabalhos, so deveria ter falado um pouco mais sobre movimento uniforme, teria ficado melhor. Mas aprendir sobre o conceito da cinematica e tambem achei muito interessante o trabalho sobre a queda livre soltando uma maça e um papel no vacuo ao mesmo tempo e eles chegarão juntos. Parabens para todos os trabalhos . #Juarez Patricio de França Junior.
ResponderExcluirMuito bom todos os trabalhos, sobre a Equação de Torricelli e Velocidade media poderiam acrescentar mais assuntos, como conceito, quadrinhos para melhorar o entendimento do leitor, mas pelo o que eu li compreendi varias coisas que eu estava com duvidas.
ResponderExcluircomo eu vi nos trabalhos eu gostei muito. vou ver mais vezes para aprender melhor sobre Cinemática. parabéns para os grupos
ResponderExcluirOs trabalhos estão excelentes, com eles eu consegui tirar várias dúvidas, parabéns aos colaboradores que fizeram estes trabalhos.
ResponderExcluirGostei muito de todos os trabalhos, todos foram bem criativos, apesar de ter faltado um ponto muito importante sobre Movimento Retilíneo Uniforme.
ResponderExcluirFicou muito bem feito a postagem dos alunos sobre Cinemática angular, pois estão explicaram muito bem os pontos essenciais sobre deslocamentos angulares.
parabens
Contextualizando o que eu li nos trabalhos de física, eu observei que um trabalho faltou um tópico essencial. o Movimento Retilíneo Uniforme, não foi especificado no blog. Mas todos os alunos se saíram bem a produzirem seus trabalhos.
ResponderExcluirAdorei os trabalhos de todos os grupos, apesar de faltar um assunto importante MRU. todos estão de parabéns. entendi mais dos asuntos.
ResponderExcluirEsse assunto sobre cinemática é muito importante... ficou bom os trabalhos
ResponderExcluirfaltou apenas algumas informações....
http://m.youtube.com/playlist?list=PLB3A362A163C31A8A
ResponderExcluirO link acima é de uma seleção de vídeos sobre o assunto.
Todos são do canal Me Salva que tem como slogan a frase Tudo tem salvação. Eles tratam de matérias em que a maioria dos estudantes tem dificuldades como; química, matemática, biologia e a própria física.
gostei do trabalho de voces ajudou tira as minhas duvidas muito bom (y)
ResponderExcluirparabens gostei muito de todos os trabalhos pontos , bastante explicativos tirei bastante duvidas que eu tinha....
ResponderExcluirmuito bom o trabalhos de vcs ate me ajudarao tira umas pequenas duvidas sobre muv .
ResponderExcluirEstão todos de parabens, gostei muito de todos os trabalhos, apesar de ter faltados algumas coisas para complementar essas postagens acima, e principalmente um que me chamou mais atenção sobre Cinematica Angular!
ResponderExcluirGustavo Alencar.
MUITO LEGAL ESSE TRABALHO ENTENDI MELHOR AGORA O QUE E CINEMATICA E TENHO UM CONCEITO MELHOR AGORA
ResponderExcluirParabéns pessoal, ótimo trabalho, apesar de faltar algumas coisas, vocês conseguiram alcançar o objetivo do trabalho....
ResponderExcluirDÉBORA PORTELLA
Estão todos de parabéns,Gostei muito dos trabalhos, só deveria ter falado um pouco mais sobre movimento uniforme.
ResponderExcluirtop top.... a elaboração as analises dos trabalhos estão bem estudadas...legal
ResponderExcluirUm ótimo e magnífico trabalho, o que foi postado falando sobre queda livre, tenho certeza que o vídeo deve ter ajudado bastante pra quem não entendeu, e espero que todos tenham tido proveito sobre a explicação e o resumo contido no trabalho sobre quedra livre. By: Douglas Silva
ResponderExcluirAlém de falar sobre queda livre, o vídeo aborda outros tópicos também, sem contar com a tirinha e a explicação do assunto, muito legal o trabalho em geral de queda livre, merece um parabéns
ResponderExcluiro trabalolho de voces ficarao muito bem explicado aprendi u lado da sinematica que eu nao sabia
ResponderExcluirpostado: Douglas silva
Noossaa....Esse assunto explica muitas situaçoes do nosso cotidiano!
ResponderExcluirTHAMIRYS SOARES 201
Legal...
ResponderExcluirMe faz relembrar dos assuntos do 1º ano,cinemática,movimento retilineo e etc!
PARABENS AOS GRUPOS! :)
o assunto é muito bom e com as imagens torna ainda mais interessante, pois se algumas pessoas não entenderam muito bem a leitura é so olhar para as imagens que terão uma noção do assunto. legall
ResponderExcluirMuito bom o trabalho de vocês, gostei de ter conhecido outros assuntos que eu ainda não estudei...
ResponderExcluirALUNA: Sara da silva; Turma: 106
Como é um trabalho feito por vários grupos, sempre tem aquele que se destaca, gostei muito da introdução,boa organização, parabéns galera.
ResponderExcluir- Mateus Costa - 201.
Achei o primeiro trabalho mui bom,´ GRAVITAÇÃO UNIVERSAL ´ so que deu preguiça de ler tudo. Mas o grupo ta de parabéns!
ResponderExcluir- DENYLSON A. SOUZA -106
Achei os trabalhos bons, deu pra aprender de verdade !!!!!!!!!!
ResponderExcluirAndré Martins - 106 -
O trabalho esta ótimo, explica resumidamente sem fugir do assunto, as tirinhas também ajudam bastante à entender melhor o assunto.
ResponderExcluirPOSTADO POR: Jéssica Aparecida Schuck Freire