CINEMÁTICA

        

                                       Gravitação Universal 


                                                                                            As Leis de Kepler

   
A observação de corpos celestes é um fato que, de acordo com registros, vem de milhares de anos. Vários povos desde a Antiguidade observavam os corpos e desde então falavam de fenômenos astronômicos, trabalhavam a cultura da lavoura ou até colocavam os seus deuses no céu e atribuíam a eles as manifestações divinas. O estudo dos astros teve início com os gregos antigos. Foram eles os primeiros a tentarem explicar o movimento dos corpos celestes. O mais importante deles foi Cláudio Ptolomeu, que propôs o sistema planetário geocêntrico (Terra como centro do universo). Segundo esse sistema, a Terra é o centro de todo o Universo. O Sol e a Lua descreviam órbitas circulares ao redor da Terra. Quanto aos outros planetas, cada um deles descreveria órbitas circulares em torno de um centro que por sua vez descreveriam órbitas circulares ao redor da Terra.

O sistema geocêntrico prevaleceu por muitos anos, somente séculos mais tarde é que foram feitas contestações e levantadas novas hipóteses sobre o movimento dos corpos celestes e todo o universo. Nicolau Copérnico, em seus estudos, propôs o Sol como centro do Universo, heliocentrismo, segundo o qual os planetas, então conhecidos na época, descreveriam órbitas circulares ao redor do Sol.

Esse sistema permaneceu durante um bom tempo, até que anos mais tarde Johannes Kepler, discípulo de Tycho Brahe, determinou as leis do Universo assim como as conhecemos hoje. Kepler herdou de seu mestre todas as suas anotações e com seus estudos determinou três leis:

Lei das Órbitas: os planetas descrevem órbitas elípticas ao redor do Sol, que ocupa um dos focos da elipse descrita.
Lei das Áreas: o segmento imaginário que une o centro do Sol e o centro do planeta varre áreas proporcionais aos intervalos de tempo dos percursos.
O ponto p é chamado periélio e o ponto a, afélio. Em p a distância Terra-Sol é mínima e a velocidade é máxima e em a a distância Terra-Sol é  máxima e a velocidade é mínima.
Lei dos Períodos: o quadrado do período de revolução de cada planeta é proporcional ao cubo do raio médio da respectiva órbita.

T2= Kr3

Sendo T o tempo gasto para um planeta dar uma volta completa ao redor do Sol, e r a medida do semieixo maior de sua órbita (denominado raio médio), K é uma constante de proporcionalidade que só depende da massa do Sol.

As leis de Kepler dão uma visão cinemática do Universo, mas não basta só entender os movimentos dos planetas, é também necessário entender como eles conseguem permanecer sempre na mesma trajetória, descrevendo as mesmas órbitas elípticas e não caem, como é o caso da Lua sobre a Terra. A lei da Gravitação Universal explica como isso é possível.

A Lei da Gravitação Universal
A lei da Gravitação foi proposta por Sir Isaac Newton, cientista inglês famoso por seus estudos e contribuições na Física e na Matemática, além de também ser alquimista e astrônomo. Autor de célebres livros como o Philosophiae Naturalis Principia Mathematica no qual ele descreve a Lei da Gravitação Universal e As Leis de Newton.
Diz a história que Newton estava sob uma macieira quando dela caiu uma maçã sobre a sua cabeça. Não sabemos se isso realmente é verdade ou não, o que é muito importante é que isso fez com que se explorassem mais os mistérios do universo e a Gravitação Universal.
Newton explicou a razão pela qual a Lua não cai sobre a Terra descrevendo a seguinte equação, equação esta que determina a Lei da Gravitação Universal:
G é uma contante gravitacional e seu valor é igual a 6,67.10-11 N.m2/Kg2
m1 e m2 são as massas dos corpos que se atraem, medida em Kg.
r é a distância entre os dois corpos, medida em metros(m).
F é a força gravitacional, e é medida em N.
Com tal equação matemática Newton descobriu que os corpos se atraem mutuamente, fazendo com que eles não caiam uns sobre os outros e sempre mantenham a mesma trajetória, ou seja, a sua órbita elíptica ao redor do Sol, como descobriu Johannes Kepler em uma de suas três leis do movimento dos planetas.
assista esse vídeo




Fontes: http://www.brasilescola.com/fisica/gravitacao-universal.htm

por: André martins,Jefferson Claudino,Gabriel leitão, valdeliton sobral,Evadilson.
turma:106



Como está dividida a cinemática?


Está dividida em movimento retilíneo uniformemovimento retilíneo uniformemente variado,movimento de queda livre e movimento circular uniforme.

O que é importante relembrar?

Como não nos preocupamos com as causas do movimento, não há forças externas, a gravidade é constante, assim como a aceleração.

O que procuramos ao estudar a cinemática?

Podemos procurar quatro coisas.
  1. Deslocamento de uma partícula
  2. Tempo levado para ocorrer um deslocamento
  3. Velocidade média ou instantânea de uma partícula
  4. Aceleração de uma partícula
Por : Nilton José , Gerciane ,Ronielson ,Victor santos 
                                         Essa tira é um exemplo de : movimento retilíneo uniforme.


Cinemática



Cinemática é a parte da Mecânica que descreve o movimento, determinando a posição, a velocidade e a aceleração de um corpo em cada instante. Tempo é uma noção aceita sem definição, fudamental na descrição de qualquer movimento.
Os corpos em estudo, denominado móveis, são considerados pontos materiais. Ponto material é um corpo cujas dimensões não interferem no estudo de determinado fenômeno.

POSIÇÃO NUMA TRAJETÓRIA

Trajetória é o conjunto de posições sucessivas ocupadas por um móvel no decorrer do tempo. Veja abaixo:
Na trajetória escolhemos arbitrariamente um marco zero, a partir do qual medimos comprimentos que indicam a posição do móvel, mas não fornecem nem o sentido nem a distância percorrida.
Entretanto um móvel pode estar de um laço ou de outro relativamente ao marco zero (fig. 2a), sendo então conveniente orientar a trajetória, adotando-se um sentido positivo(fig. 2b).Assim a posição do móvel A fica definida pela medida algébrica -10 Km e a de B por +10Km.
A medida algébrica do arco da trajetória que vai do marco zero à posição do móvel recebe o nome de espaço, indicado pela letra s. O marco zero 0 é então a origem dos espaços. Na figura 2b o espaço do móvel A, independentemente do sentido do seu movimento é SA = -10Km e o de B, SB = +10Km

REFERENCIAL

Um corpo está em movimento quando sua posição muda no decorrer do tempo. Deste modo, a noção de movimento e de repouso de um móvel é sempre relativa a outro corpo. O corpo em relação ao qual identificamos se um móvel está em movimento ou em repouso é chamado referencial ou sistema de referência. Veja a figura abaixo:
O trem encontra-se em movimento em relação ao observador;
O Homem sentado encontra-se em repouso em relação ao trem.
Um ponto material está em movimento em relação a um determinado referencial quando sua posição, nesse referencial, varia no decurso do tempo.
Um ponto material está em repouso em relação a um determinado referencial quando sua posição, nesse referencial, não varia com o decurso do tempo.


Fontes
Baseado no livro: Os fundamentos da fisica, Toledo.


 


Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Introdução

O movimento é chamado de retilíneo quando ele se dá ao longo de uma reta em relação a um sistema de referência. Em outras palavras, quando sua trajetória é uma reta. O movimento é denominado retilíneo e uniforme quando a aceleração ao longo da reta é nula.
                                                       a = 0
                                                       
Este é, portanto, o tipo de movimento retilíneo mais simples que se pode imaginar. Como a aceleração é nula, sua velocidade é constante.
                                                       
                                                        V = Vo
 
Portanto, o movimento retilíneo uniforme (M.R.U.) ocorre quando um objeto se movimenta com velocidade constante numa trajetória retilínea. Podemos escrever a equação para a posição da partícula, em função do tempo, onde s é a posição inicial da partícula (no tempo t = 0).
                                  
                                                         S = So + Vot

Movimento uniforme é aquele que se dá com velocidade constante. Escrevemos:
No movimento uniforme, o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. Esta é a forma de verificar, experimentalmente, se um objeto se move com velocidade constante.

                                                          V = Vo 

Função Horária que define o MRU



V=ΔS/ΔT
Δs= variação de espaço ou descolamento
Δt= variação de tempo, ou intervalo de tempo.

A equação horária do espaço pode ser demonstrada a partir da fórmula de velocidade média.


A equação horária do espaço pode ser demonstrada a partir da fórmula de velocidade média.




Por: Alan Lima, Caio Martins, Débora Açucena, José Maxson e Wellington Tanner.

 

(MRU) é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. Diz-se que o móvel percorreu distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. No MRU a velocidade média assim como sua velocidade instantânea são iguais.
Obs: A velocidade instantânea refere-se a um determinado intervalo de tempo “t” considerado, definida matematicamente por; V=limΔt->0=Δs/Δt. Para o estudo da cinemática no ensino médio não é especialmente necessária sabermos a conceituação matemática de velocidade instantânea,uma vez que envolve limites assim como diferenciais que só são vistos na maioria das vezes no ensino superior em relação aos cursos de exatas. Basta sabermos o cálculo da velocidade média pois ambos são iguais como mencionado acima.



Função Horária que define o MRU

Inicialmente consideramos que para definirmos a velocidade de um móvel no MRU, basta “trabalharmos” com a principal fórmula que descreve este movimento, vejamos;
V=ΔS/ΔT
Onde;
Δs= variação de espaço ou descolamento
Δt= variação de tempo, ou intervalo de tempo
1)  Exemplo: Um carro encontra-se no Km 32 -em relação a uma determinada rodovia- ao mesmo tempo o condutor verifica seu relógio ao qual o mesmo marca 13h. Posteriormente seu veículo encontra-se no km 160, novamente o condutor verifica seu relógio que marca 14h:30min. O condutor, um amante da cinemática resolve calcular sua velocidade, considerando a mesma constante durante todo o percurso. Qual foi o valor da velocidade calculada?
Resolução: Primeiramente devemos identificar que o movimento é retilíneo uniforme, agora podemos aplicar a fórmula prática da velocidade no MRU.
V=ΔS/ΔT
ΔS=160 km-32 km=128 km
ΔT= 14,5h-13h=1,5h
Logo:
V=128 km/1,5h=85,3km/h
Agora vamos considerar que um móvel em MRU desloca-se de uma posição inicial so no instante to=0s(origem do tempo) até uma posição s num instante posterior denominado t com uma velocidade v. Vamos calcular a velocidade “v” desse móvel considerando o movimento retilíneo uniforme.

V=ΔS/ΔT
V=s-so/t-to
Como to=0s
V=s-so/t
“Isolando” s
S=so+vt
Pronto! Essa fórmula define a função horária do MRU.
2) Exemplo: Um determinado móvel esta se deslocando em uma trajetória retilínea segundo a função horária s=4+28t. Pede-se

  • a) Determinar seu espaço inicial (so).
  • b) A velocidade do móvel no instante t=2s.
  • c) O espaço do móvel no instante t=3s.
  • d)A variação de espaço nos 5 primeiros segundos.
Resolução

  • a)      Como ; S =so+vt e temos S=4 +28t , s0=4m
  • b)      Como o móvel esta em MRU sua velocidade é constante . Se s=so+vt e temos s=4+28t, v=28m/s
  • c)      S=4+28t ,para t=3s basta substituirmos, s=4+28.3=88m
  • d)      Basta acharmos S5. Pela função temos S5=4+28.5=144m
A variação é dada por: ΔS=s5-s0=144m-4m=140m

Movimento Progressivo e retrógrado

Devemos lembrar sempre que, só há movimento (deslocamento) se existir velocidade.
Movimento progressivo: quando o deslocamento do móvel segue a orientação positiva da trajetória retilínea orientada, ou seja, v>0.
3) Exemplo:
Dado a função horária do movimento retilíneo uniforme.
S=4+6t
O movimento é progressivo uma vez que 6 > 0

Movimento retrógrado: quando o deslocamento do móvel segue a orientação contrária da trajetória retilínea orientada, ou seja, v<0
4) Exemplo: A função s=6- 30t caracteriza-se um MRU retrógrado uma vez que -30<0.

 

postado por : Anielly alencar ,  Dariane santos . Gustavo alencar , Gaudencio Ribeiro

http://www.infoescola.com/fisica/movimento-retilineo-uniforme/


 Movimento uniformemente variado

 movimento uniformemente variado é o movimento no qual a velocidade escalar varia uniformemente no decorrer do tempo. O movimento caracteriza-se por haver uma aceleração diferente de zero e constante.

 

 fisicaevestibular.com.br

Equações do movimento uniformemente variado

A equação da velocidade em função do tempo é:
v = v_0 + \alpha_t
onde v é a velocidade atual, v_0 é a velocidade inicial, \alpha é a aceleração e t é o tempo decorrido desde o início do movimento.
Se a aceleração escalar é a mesma em todos os instantes , ela coincide com a aceleração escalar média, qualquer que seja o intervalo de tempo considerado.
Então escrevemos:
\alpha = \frac {\Delta V} {\Delta t}\Rightarrow \alpha = \frac {v - v_0} {t - 0} \Rightarrow v = v_0 + \alpha_t
Essa função estabelece como varia a velocidade escalar no percorrer do tempo no movimento uniformemente variado:v_0 e \alpha são constantes , e a cada valor de t corresponde um único valor de v
Na tabela a seguir vemos alguns exemplos, considerando a velocidade v em metros por segundo (m/s) e a aceleração \alpha em metros por segundo ao quadrado.

 

Função horária do MUV

A função horária do movimento uniformemente variado é:
s = s_0 + v_0t + \frac {at^2} {2}
onde s é a posição (distância) atual do corpo ( o s vem do latim spatio, mas também é utilizada o d, por indicar distância), s_0 é a posição da qual ele começou o movimento, v_0 é a velocidade inicial do corpo, a é a aceleração e t é o tempo decorrido desde o início do movimento.1 Na função horária do MUV, o coeficiente de t^2 é \frac {\alpha}{2}.
Assim , se a função for do tipo: s = 5 +2t + 4t^2 (s em metros e t em segundos) , observaremos que:
4 = \frac {\alpha} {2} \rightarrow \alpha = 2 . 4 \rightarrow \alpha = 8 m/s^2

Equação de Torricelli no MUV

 No MUV há muitos casos em que podemos relacionar a velocidade escalar v em função do espaço s o que é feito com o emprego da equação de Torricelli que mostra-se a seguir:

  v^2 = v_0^2 + 2\alpha tv_0 + \alpha^2t^2 \quad \Rightarrow \quad v^2 = v_0^2 + 2\alpha  \Bigg(v_0t + \frac {\alpha} {2}t^2\Bigg)

Velocidade média

A velocidade média no MUV é dada pela média aritmética entre a velocidade final e inicial:
 \overline{v} = \frac{\Delta S}{\Delta t} = \frac{v_0+v_f}{2}= v_0 + \frac{at}{2} \,

Gráficos do MUV

No movimento uniformemente variado podemos perceber três funções distintas:
  • Aceleração em função do tempo - Como a aceleração nesse movimento é constante e diferente de zero, então apresenta-se uma função constante. Logo o gráfico apresenta-se como uma linha reta paralela ao eixo das abcissas.

Gráfico da velocidade em função do tempo
  • Velocidade em função do tempo - A função da velocidade em função do tempo é uma função de primeiro grau. Logo apresenta-se como uma linha reta que concorre com o eixo das abcissas.
  • Deslocamento em função do tempo - O deslocamento em função do tempo é uma função de segundo grau. Logo ela se apresenta como uma parábola.
  •  

Referências

  1. ↑ a b c Francisco Ramalho Júnior; Nicolau Gilberto Ferrari e Paulo Antônio de Toledo. Os Fundamentos da Física 1: Mecânica (em Português). 9ª Ed. São Paulo: Moderna, 2007. 490 p. p. 65. ISBN 978-85-16-050655-1 Página visitada em 2/06/2013.
  2.  língua PT | Ramalho ; Nicolau e Toledo "Os Fundamentos da Física 1", 9ª Edição, Editora Moderna 2007, p. 71
Ícone de esboçoEste artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

 componentes: Patricia, Sthefanny, Jessica Ellen , Eliane.
turma: 103

 

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Queda Livre - Cinemática

Se soltarmos ao mesmo tempo e da mesma altura duas esferas de chumbo, uma pesando 1 kg e outra 2 kg, qual delas chegará primeiro ao chão?
Os antigos gregos acreditavam que quanto maior fosse a massa de um corpo, menos tempo ele gastaria na queda. Será que os gregos estavam certos?

O italiano Galileu Galilei realizou uma célebre experiência, no início do século XVII, que desmentiu a crença dos gregos. Conta-se que pediu a dois assistentes que subissem no topo da torre de Pisa e de lá abandonassem, cada um, um corpo de massa diferente do outro. Para surpresa geral dos presentes, os dois corpos chegaram ao solo no mesmo instante.

Quer dizer então que o tempo de queda de um corpo não depende de sua massa? É exatamente isso: ao contrário do que a maioria da pessoas imagina, a massa de um corpo não influi no seu tempo de queda. Quer dizer então que se eu soltar, ao mesmo tempo e de uma mesma altura, uma pena e um parafuso de ferro, os dois chegarão juntos ao chão? Sim, se o experimento for feito no vácuo, sem a presença do ar, que vai atrapalhar muito o movimento da pena, que é leve. Se você realizar o experimento, certamente a pena chegará ao chão depois do parafuso, mas se o experimento for repetido numa câmara de vidro bem fechada, e do interior dela for retirado todo o ar, certamente a pena e o parafuso chegarão juntos ao chão.

Você mesmo pode verificar esse fato. Solte uma folha de papel ao mesmo tempo que uma maçã. A resistência do ar fará com que a folha de papel chegue depois da maçã. Agora amasse bem a folha de papel e solte-a mais uma vez junto com a maçã. Elas chegam praticamente juntas ao chão, pois nessa situação a resistência do ar tem pouca influência. 

Soltando uma maçã e um papel no vácuo ao mesmo tempo, os dois chegarão juntos ao chão, pois a massa de um corpo não influencia o seu tempo de queda. 

 Caso ainda tenham dúvidas, assistam ao vídeo

 clique aqui pra ver o vídeo no youtube

Referência Bibliográfica

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/queda-livre--cinematica.html 

Colaboradores:Dangel, Matheus Henrique, Matheus Silva, Vandeilson

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Cinemática Angular

 Nesta parte de estudos, veremos um pouco sobre deslocamento angular.
 Vamos supor que haja um ponto A e um ponto B sobre um círculo cujo centro é o ponto Z. Vamos pensar que esse circulo girou, logo podemos notar que houve o seguinte deslocamento:
Deslocamento angular dos ângulos A e B
Deslocamento Angular dos pontos A e B
 Podemos notar que a distância percorrida por B é maior que a distância que A percorreu, mas o deslocamento angular dos dois foi o mesmo: 90°, já que o ângulo é equivalente às duas distâncias percorridas.

Deslocamento e velocidade angular

 Vamos pensar em um corpo que se move em uma circunferência cujo raio mede K, vamos supor que em um certo período de tempo  Δt esse ponto se desloque do sítio R ao sítio S, fazendo assim um arco RS, cuja distância é Δs. Sendo Δθ (delta theta) o ângulo central da circunferência, que corresponde ao Δs, dizemos que Δθ é o deslocamento angular do corpo durante o período de tempo Δt.
Deslocamento angular 2
 De acordo com a geometria plana, se Δθ for expresso em radianos, teremos: Δs=Δθ.R.
 
EXEMPLO:
 
1.  Sobre uma circunferência de raio K=60 cm, uma partícula percorre o arco RS, que corresponde à um ângulo central de Δθ=60°. Para calcular o comprimento do arco RS, lembremos que:
 
180° = Π radianos → 180° = Πrad
 
Entâo: 180°_____ Πrad
               60°_____ X
 
            X.180 = 60.Πrad
           180X = 60.Πrad
            X = (60.Πrad)/180
            X = Π/3.rad
 
 Portanto, com Δθ em rad, temos:

Δs = Π/3.60
Δs = 60Π/3
Δs = 20Π cm. ou Δs = 20.3,14
                               Δs = 62,8 
Deslocamento angular 2
2. Se uma partícula percorre o arco de circunferência RS:
 Num intervalo de tempo Δt, sabemos que sua velocidade escalar média nesse intervalo de tempo é dada por:
 
Vm = Δs/Δt.


 Sendo Δs o comprimento do arco RS. De maneira análoga define-se a velocidade angular (Wm) nesse intervalo de tempo:
 
Wm = Δθ/Δt.

Período e Frequência

 Pense em um corpo que se desloque sobre um círculo com velocidade escalar constante V. Com isso, podemos dizer que o tempo que o corpo leva para dar uma volta completa no círculo (360°) é sempre o mesmo, isso é o período que logo o chamaremos de t. Se esse corpo executar um número N de voltas em um certo intervalo de tempo Δt, definimos a frequência do movimento, que chamaremos de f: f = N/Δt  , isto é, o número de voltas por unidade de tempo.
 Usando a palavra revolução como sinônimo de "volta" a frequência será expressa em revoluções por hora (rph); revoluções por minuto (rpm); etc. A unidade de frequência no SI é o Hertz (Hz), que é igual à 1rps (revolução por segundo).
 1 Hertz = 1Hz = 1rps.
 Fazendo: N = 1 volta; Δt = 1 período = T, temos:
 
f=1/t

Fórmulas utilizadas

 
Vm = Δs/Δt (Velocidade)
 
Wm = Δθ/Δt (Velocidade Angular)

Δs = Δθ.R (Espaço(arco))
 
Vm = Wm.R (Velocidade Média)
 
f = N/Δt (Frequência)
 
1Hz = 1rps
 
W = 2Π.f (Velocidade Angular)

Referência Bibliográfica

escolaonlinenanet.jimdo.com/física/mecânica/cinemática-angular/

Colaboradores: Girlane, Guilherme, James , Karol e Sara


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ENERGIA

A energia é um conceito de vasta aplicação em física. É uma grandeza física que tradicionalmente se define como a capacidade de corpos e sistemas para realizar um trabalho.

A energia pode adotar diversas formas, podendo transformar-se de uma noutra forma (conversão de energia), embora não se crie nem se destrua (princípio da conservação da energia).
   Exemplo:
 quando uma maçã cai, perde energia potencial gravítica, ganhando a mesma quantidade de energia cinética.

Algumas das unidades mais utilizadas são o Joule (J) (unidade do Sistema Internacional), o eletrão-volt (ev), o quilowatt-hora (kWh) e a caloria (cal).

A energia é classificada em duas formas fundamentais: energia potencial, que é a energia armazenada num corpo ou num sistema em consequência da sua posição, forma ou estado (esta forma de energia inclui energia potencial gravítica, energia elétrica, energia nuclear e energia química) e energia cinética que é a energia do movimento, e é usualmente definida como trabalho que será realizado sobre um corpo que possui energia, quando ele é levado ao repouso.

O calor é outra forma de energia, que se deve à energia cinética associada aos átomos e moléculas de uma substância.

Os primeiros a definir a noção de energia foram o físico inglês James Prescott Joule (1818-1889) e o físico francês Nicolas Leonard Sadi Carnot (1796-1832) em relação à conversão do calor em energia mecânica, e vice-versa. Até meados do século XIX, o físico e matemático britânico William Thomson (1824-1904) e o físico alemão Rudolf Julius Clausius (1822-1888) provaram a diminuição da capacidade de realização de um trabalho por parte de um sistema isolado (degradação de energia). A formulação da teoria dos quanta de energia, descoberta pelo físico alemão Max Planck (1858-1947) em 1900, para além de considerar que a energia possui uma natureza corpuscular e descontínua, permitiu abrir o caminho para a explicação de efeitos tais como o fotoelétrico e possibilitar o nascimento da teoria quântica da radiação. Finalmente, o físico alemão Albert Einstein (1879-1955) em 1905, ao demonstrar a equivalência entre massa e energia, constituiu a base dos processos nucleares. A teoria da relatividade de Einstein relaciona a energia E com a massa m através da equação:
    E = mc2, em que c é a velocidade da luz.
Os recursos energéticos consistem no armazenamento de energia convertível. Os recursos não-renováveis incluem os combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás) e os combustíveis da fissão nuclear.


Referência:

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/queda-livre

Por: Denylson Andrews de Souza    Turma: 106     1°ano

http://www.brasilescola.com/fisica/gravitacao-universal.htm

41 comentários:

  1. gostei muito do trabalho de vcs, mas faltou o conteúdo sobre o movimento retilíneo uniforme.

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  2. gostei muito desse trabalho. Bem esplicado e bem desenvolvido .bom esto com uma duvida em ( movimento retilínel uniforme ) NAO esto conseguindo desenvolver esse tema...

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  3. gostei muito do trabalho de voçês, foi bem explicado. se voçês estivesse falado mais sobre o movimento retilineo uniforme, ficaria melhor, e tiraria minhas duvidas

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  4. Muito bom o trabalho de vocês, aprendi mais um pouco do que eu já sabia. Gostei muito Parabéns !! Excelente trabalho

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  5. Gostei dos trabalhos, ate por que a cinemática nos ajuda a, conhecer e descrever variados tipos de movimentos no nosso cotidiano, entre os quais em aplicação, como.
    Calcular tempo gasto e distancia em viagens.
    Entender muito da mecânica automotiva, saber do que se trata quando é falada em aceleração, velocidade máxima etc.
    Parabéns
    muito bom o trabalho.

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  6. gostei do trabalho de vocês . aprendir o conceito de cinematica e aonde ela atua

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  7. Gostei dos trabalhos principalmente da Queda Livre - Cinemática soltando uma maçã e um papel no vácuo ao mesmo tempo, os dois chegarão juntos ao chão

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  8. Gostei muito do trabalho de vocês,aprendi que o movimento uniformemente variado e o movimento no qual a velocidade no decorre do tempo.
    Muito bom Parabéns!

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  9. eu adorei os trabalhos, mais axo que faltou um video no trabalho sobre cinemética angular.

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  10. gostei muito dos trabalhos e ao meu entendimento, é o conceito fundamental da mecânica que é o de movimento, ou seja, da mudança nas posições dos corpos ao longo do tempo sem se preocupar em analisar as causas. E quando falamos de cinemática, falamos de três grandezas físicas, o deslocamento, a variação de tempo e a velocidade.

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  11. O trabalho de vocês esta muito legal,gostei mais do primeiro com os Cartoons parabéns *--*

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  12. lie os trabalhos e conseguie aprender um pouco mas da fisica eo que me interresou foi aqules do carton a criatividade foi nota 10 #parabens

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  13. O trabalho sobre queda livre está ótimo, bem interessante o vídeo que colocaram explicando sobre queda livre.

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  14. Gostei muito dos trabalhos, so deveria ter falado um pouco mais sobre movimento uniforme, teria ficado melhor. Mas aprendir sobre o conceito da cinematica e tambem achei muito interessante o trabalho sobre a queda livre soltando uma maça e um papel no vacuo ao mesmo tempo e eles chegarão juntos. Parabens para todos os trabalhos . #Juarez Patricio de França Junior.

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  15. Muito bom todos os trabalhos, sobre a Equação de Torricelli e Velocidade media poderiam acrescentar mais assuntos, como conceito, quadrinhos para melhorar o entendimento do leitor, mas pelo o que eu li compreendi varias coisas que eu estava com duvidas.

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  16. como eu vi nos trabalhos eu gostei muito. vou ver mais vezes para aprender melhor sobre Cinemática. parabéns para os grupos

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  17. Os trabalhos estão excelentes, com eles eu consegui tirar várias dúvidas, parabéns aos colaboradores que fizeram estes trabalhos.

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  18. Gostei muito de todos os trabalhos, todos foram bem criativos, apesar de ter faltado um ponto muito importante sobre Movimento Retilíneo Uniforme.
    Ficou muito bem feito a postagem dos alunos sobre Cinemática angular, pois estão explicaram muito bem os pontos essenciais sobre deslocamentos angulares.
    parabens

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  19. Contextualizando o que eu li nos trabalhos de física, eu observei que um trabalho faltou um tópico essencial. o Movimento Retilíneo Uniforme, não foi especificado no blog. Mas todos os alunos se saíram bem a produzirem seus trabalhos.

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  20. Adorei os trabalhos de todos os grupos, apesar de faltar um assunto importante MRU. todos estão de parabéns. entendi mais dos asuntos.

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  21. Esse assunto sobre cinemática é muito importante... ficou bom os trabalhos
    faltou apenas algumas informações....

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  22. http://m.youtube.com/playlist?list=PLB3A362A163C31A8A

    O link acima é de uma seleção de vídeos sobre o assunto.
    Todos são do canal Me Salva que tem como slogan a frase Tudo tem salvação. Eles tratam de matérias em que a maioria dos estudantes tem dificuldades como; química, matemática, biologia e a própria física.

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  23. gostei do trabalho de voces ajudou tira as minhas duvidas muito bom (y)

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  24. parabens gostei muito de todos os trabalhos pontos , bastante explicativos tirei bastante duvidas que eu tinha....

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  25. muito bom o trabalhos de vcs ate me ajudarao tira umas pequenas duvidas sobre muv .

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  26. Estão todos de parabens, gostei muito de todos os trabalhos, apesar de ter faltados algumas coisas para complementar essas postagens acima, e principalmente um que me chamou mais atenção sobre Cinematica Angular!
    Gustavo Alencar.

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  27. MUITO LEGAL ESSE TRABALHO ENTENDI MELHOR AGORA O QUE E CINEMATICA E TENHO UM CONCEITO MELHOR AGORA

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  28. Parabéns pessoal, ótimo trabalho, apesar de faltar algumas coisas, vocês conseguiram alcançar o objetivo do trabalho....

    DÉBORA PORTELLA

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  29. Estão todos de parabéns,Gostei muito dos trabalhos, só deveria ter falado um pouco mais sobre movimento uniforme.

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  30. top top.... a elaboração as analises dos trabalhos estão bem estudadas...legal

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  31. Um ótimo e magnífico trabalho, o que foi postado falando sobre queda livre, tenho certeza que o vídeo deve ter ajudado bastante pra quem não entendeu, e espero que todos tenham tido proveito sobre a explicação e o resumo contido no trabalho sobre quedra livre. By: Douglas Silva

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  32. Além de falar sobre queda livre, o vídeo aborda outros tópicos também, sem contar com a tirinha e a explicação do assunto, muito legal o trabalho em geral de queda livre, merece um parabéns

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  33. o trabalolho de voces ficarao muito bem explicado aprendi u lado da sinematica que eu nao sabia

    postado: Douglas silva

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  34. Noossaa....Esse assunto explica muitas situaçoes do nosso cotidiano!

    THAMIRYS SOARES 201

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  35. Legal...
    Me faz relembrar dos assuntos do 1º ano,cinemática,movimento retilineo e etc!

    PARABENS AOS GRUPOS! :)

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  36. o assunto é muito bom e com as imagens torna ainda mais interessante, pois se algumas pessoas não entenderam muito bem a leitura é so olhar para as imagens que terão uma noção do assunto. legall

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  37. Muito bom o trabalho de vocês, gostei de ter conhecido outros assuntos que eu ainda não estudei...
    ALUNA: Sara da silva; Turma: 106

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  38. Como é um trabalho feito por vários grupos, sempre tem aquele que se destaca, gostei muito da introdução,boa organização, parabéns galera.

    - Mateus Costa - 201.

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  39. Achei o primeiro trabalho mui bom,´ GRAVITAÇÃO UNIVERSAL ´ so que deu preguiça de ler tudo. Mas o grupo ta de parabéns!

    - DENYLSON A. SOUZA -106

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  40. Achei os trabalhos bons, deu pra aprender de verdade !!!!!!!!!!

    André Martins - 106 -

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  41. O trabalho esta ótimo, explica resumidamente sem fugir do assunto, as tirinhas também ajudam bastante à entender melhor o assunto.

    POSTADO POR: Jéssica Aparecida Schuck Freire

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