DINÂMICA



Conceito da dinâmica:
É a parte da Física que estuda a relação entre força e movimento. A essência desta parte da Física é estudar os movimentos dos corpos e suas causas, sem deixar de lado os conceitos de cinemática previamente estudados.
 O início do estudo da Dinâmica 
O estudo da dinâmica teve início com Aristóteles por volta de 384 a.C. Aristóteles elaborou uma teoria na tentativa de explicar os movimentos dos corpos. Essa teoria permaneceu
válida até a Idade Média, mais foi no Renascentismo que a teoria foi reavaliada.  Anos mais tarde, Galileu Galilei realizou novos estudos sobre os movimentos dos corpos, estudos sobre o movimento uniformemente acelerado e o movimento do pêndulo, descobriu a lei do movimento e enunciou a lei da inércia. Em sua lei, Galileu dizia que a tendência natural dos corpos, na ausência de forças externas, é de se manterem em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Isto significa que pode existir movimento sem que exista a atuação de forças externas sobre o corpo. As ideias de Galileu foram precursoras das Leis de Newton. 
Na dinâmica, temos três leis em que todo o estudo do movimento pode ser resumido. Essas leis são conhecidas como as leis de Newton:
  Primeira lei de Newton - a lei da inércia





§ 
Segunda lei de Newton - o princípio fundamental da dinâmica

  Terceira lei de Newton - a lei da ação e reação



A primeira lei de Newton descreve o que ocorre com os corpos que estão em equilíbrio. A segunda lei explica o que ocorre quando não há o equilíbrio, e a terceira lei mostra como é o comportamento das forças quando temos dois corpos interagindo entre si.
Turma:104
Componentes:
Carola Castro
Adriely Sobral
Marlison Costa
Zenilda Lima


Primeira Lei de Newton

Lei da Inércia 

A primeira lei de Newton, denominada lei da inércia, foi enunciada por Newton no seu livro assim:

LEI I
Todo corpo mantém o seu estado de repouso ou de movimento uniforme segundo uma linha reta, se não for compelido a mudar o seu estado por forças nele impressas.
Os projéteis continuam no seu movimento, a menos que sejam retardados pela resistência
do ar ou impelidos para baixo pela força da gravidade. Um pião, cujas partes, pela sua coesão, são continuamente desviadas dos seus movimentos retilíneos, não cessa de rodar se não for retardado pelo ar.
Os corpos maiores — planetas e cometas — encontrando menos resistência nos espaços livres, continuam os seus movimentos, retilíneos ou circulares, por tempo muito maior.
Um sistema de referência em que se verifique a lei da inércia, é designado por referencial inercial.
Consideremos um exemplo: uma esfera colocada em repouso sobre uma mesa horizontal, num comboio, observada por duas pessoas, o passageiro que colocou a esfera na mesa e uma pessoa que está sentada na estação por onde está a passar o comboio.
Em relação à pessoa que está na estação, a esfera poderá estar em repouso, se o comboio estiver parado, ou em movimento se o comboio estiver a andar. Nos dois casos a esfera manterá o seu estado, de repouso ou de movimento uniforme; se o comboio estiver em movimento, com velocidade uniforme e em linha reta, a esfera acompanhará o movimento da mesa no comboio, estando assim em repouso em relação ao passageiro no comboio. Se a velocidade do comboio não for uniforme, a esfera, que mantém a sua velocidade uniforme, rodará para trás, se o comboio estiver a acelerar, ou para a frente, se o comboio estiver a abrandar.
Assim, do ponto de vista do passageiro, a bola apenas manterá o seu estado inicial de repouso se o comboio estiver parado ou com movimento retilíneo e o movimento uniforme
Nomeadamente, o comboio em repouso ou com movimento retilíneo e uniforme constitui um referencial inercial, mas ou comboio com movimento não uniforme não será um referencial inercial. Se a velocidade do comboio for uniforme, mas o movimento for ao longo de uma curva, a esfera rodaria para alguns dos lados da mesa e o comboio não seria um referencial inercial.




Turma:104
Componentes: 
Wellington Barros
Starley Yury
Gabriel souza
Gabriel Branches.
 2ª Lei de Newton

 A segunda Lei de Newton ou princípio fundamental da dinâmica diz que, a força aplicada a um objeto é igual à massa do objeto multiplicado por sua aceleração.

A 2º lei de Newton também foi estudada por Galileu e pode ser escrita matematicamente da seguinte forma:

F=m.a

Onde: F é a força aplicada; m é a massa do corpo; a é a aceleração do corpo;

A segunda lei é a mais importante da Mecânica e podemos utilizá-la para analisar movimentos de objetos próximos a Terra e também de corpos celestes.


O video explicando a 2ª lei de Newton


     Colaboradores:
      Jonathan Kley
      Juarez Patricio
      Raysa Peres









Link: http://www.youtube.com/watch?v=a0SnNEapKW4


Terceira Lei de Newton


Terceira Lei de Newton


Esta terceira lei enunciada por Newton é conhecida como lei de ação e reação.
LEI III
A toda a ação opõe sempre uma igual reação. Isto é, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e opostas.
Aquilo que puxa ou comprime outra coisa é puxado ou comprimido da mesma maneira
por essa coisa. Se premir uma pedra com um dedo, o dedo é igualmente premido pela pedra. Se um cavalo puxar uma pedra por meio de uma corda, o cavalo será puxado para trás igualmente em direção à pedra.
Pois a corda esticada tanto puxa o cavalo para a pedra como puxa a pedra para o cavalo, tanto dificulta a progressão do cavalo como favorece a progressão da pedra.
Se um corpo bater noutro e pela sua força lhe mudar a quantidade de movimento, sofrerá igual mudança na sua quantidade de movimento, em sentido oposto. As mudanças feitas por estas ações são iguais, não nas velocidades, mas nas quantidades de movimento dos corpos. Isto, suposto que os corpos não são retidos por outros impedimentos. Portanto, se as quantidades de movimento são mudadas de igual, as mudanças de velocidades em sentido contrário são inversamente proporcionais às massas dos corpos.

Terceira Lei de Newton



Lei da Ação e Reação

 Esta terceira lei enunciada por Newton é conhecida como lei de ação e reação. considere o exemplo proposto por Newton: um cavalo que arrasta um bloco pesado por meio de uma corda (figura abaixo). A corda exerce a mesma força sobre o bloco e sobre o cavalo, mas em sentidos opostos.


Cavalo a arrastar um bloco de 350 kg.
É conveniente analisar por separado as forças que atuam no bloco e no cavalo, como mostra a figura ao lado.
Se a velocidade com que o cavalo arrasta o bloco for constante, a segunda lei de Newton implicará que a soma das forças que atuam sobre o bloco e sobre o cavalo será nula.
O peso do bloco, \scriptstyle\vec{P}_\mathrm{b}, atua no centro de gravidade do bloco.
A corda puxa o bloco na direção em que está esticada, com uma força \scriptstyle\vec{T}, como se mostra no lado esquerdo da figura acima.
A resultante do peso e da força da corda é um vetor que aponta para baixo e para a direita.
Uma vez que a resultante das forças no bloco é nula (aceleração nula), o chão deverá exercer uma força \scriptstyle\vec{F}_\mathrm{b}para cima e para a esquerda, força essa devida ao contato entre as superfícies do bloco e do chão.
Forças sobre o bloco e sobre o cavalo.
A corda puxa o cavalo para trás, com a força \scriptstyle-\vec{T} oposta à força que atua no bloco.



Componentes:
Deivison Oliveira
Beatriz Almeida
Wendy Thalya
Lucas Sousa


O conceito de força no cotidiano

A palavra Força possui uma definição intuitiva. Em Física, Força designa um agente capaz de modificar o estado de repouso ou de movimento de um determinado corpo. Porém, falar de força parece ser muito abstrato, mas basta pensar em todas as tarefas diárias que realizamos para que possamos perceber que força é algo que está presente em nosso dia a dia. Por exemplo: quando empurramos ou puxamos um objeto dizemos que estamos fazendo força sobre ele. Existem vários tipos de força: força elétrica, força magnética, força gravitacional, força de atrito, força peso, força normal e outras. Força é uma grandeza vetorial e, como tal, possui características peculiares.
Desde as épocas mais remotas o conceito de força está associado com a necessidade de esforço físico. Quando empurramos um caixote relacionamos a força utilizada para deslocá-lo com o esforço necessário para cumprir esse objetivo. Partindo dessa relação, vamos fazendo inferências e construindo conceito de força que se utiliza no cotidiano.
Se considerarmos dois caixotes de madeira iguais e vazios, colocados sobre o mesmo assoalho horizontal, podemos experimentar e concluir que será necessária a mesma força horizontal para fazer com que esses caixotes se movam. No entanto, se colocarmos um tijolo pesado dentro de um dos caixotes, teremos agora duas situações diferentes, e o caixote mais pesado oferecerá maior resistência para se movimentar. Poderemos concluir que quando o caixote exigir maior esforço físico para se movimentar,ele estará exigindo a atuação de uma força maior, e como foi mencionado anteriormente, associamos desse modo força com esforço físico.No cotidiano praticamente só existe a necessidade de considerarmos a existência de forças de contato.
Quando existe uma interação entre dois objetos, existe uma força de interação entre eles, e cada um exerce uma força de mesma intensidade (e sentido contrário) no outro. Quando um boxeador esmurrar um saco de pancadas, ele exerce uma força nesse objeto que se movimenta ao receber o soco. No entanto, esse saco exerce no boxeador uma força de mesma intensidade, mas de sentido contrário, e uma consequência dessa força é a dor que ele sente no punho usado para socar. Poderíamos citar um outro  exemplo de força de interação, ao lembrar mosque  numa colisão entre dois automóveis assemelhados, ambos exercem uma força no outro de modo que os danos são equivalentes.

Colaboradores: Nildson, Klein, Crystiane, Elessandra, Juliane , Rosevane, Thainná.
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Força Dinâmica 

Nosso corpo está sujeito à constante ação de forças. Nossa anatomia é organizada em relação à força da gravidade, ao peso corporal, às forças dos flexores-extensores e às forças de ação e de reação do solo. Tendo como referência o solo, a ação de uma força sobre o corpo durante um movimento percorre um caminho que pode ir, por exemplo, do contato do pé com o solo até as mãos e a cabeça. A ação dessa força sobre o corpo é a base do nosso trabalho.
Na execução de habilidades motoras (nadar, escalar, chutar, remar, correr, arremessar, saltar, pedalar, etc.), as forças percorrem determinados caminhos para se propagar pelo corpo. As repetições de um mesmo movimento, inerentes às diversas modalidades esportivas, deixam suas marcas ao hipertrofiar um músculo, ao forçar um ligamento ou até ao reforçar tendões e ossos. A concentração de grandes forças, por exemplo, sobre pequenos músculos que não estão preparados para receber essa carga sobrecarrega articulações, ligamentos e ossos. Esse excesso de carga pode levar o corpo a apresentar sinais de fadiga e lesões indesejadas.
O trabalho de Força Dinâmica identifica, compreende e, se necessário, modifica as estratégias de aplicação de força durante o movimento, de forma a preservar e respeitar os limites das estruturas do sistema músculo-esquelético. A Força Dinâmica prepara o corpo para ter maior aplicação de força no gesto esportivo, melhorando o desempenho. 



Colaboradores:
 Miguel
Bruno
Alice 
Mary 




Força Peso
Quando falamos em movimento vertical, introduzimos um conceito de aceleração da gravidade, que sempre atua no sentido a aproximar os corpos em relação à superficie.
Relacionando com a 2ª Lei de Newton, se um corpo de massa m, sofre a aceleração da gravidade, quando aplicada a ele o principio fundamental da dinâmica poderemos dizer que:
A esta força, chamamos Força Peso, e podemos expressá-la como:
ou em módulo:
O Peso de um corpo é a força com que a Terra o atrai, podendo ser váriável, quando a gravidade variar, ou seja, quando não estamos nas proximidades da Terra.
A massa de um corpo, por sua vez, é constante, ou seja, não varia.
Existe uma unidade muito utilizada pela indústria, principalmente quando tratamos de força peso, que é o kilograma-força, que por definição é:
1kgf é o peso de um corpo de massa 1kg submetido a aceleração da gravidade de 9,8m/s².
A sua relação com o newton é:

Saiba mais...
Quando falamos no peso de algum corpo, normalmente, lembramos do "peso" medido na balança.
Mas este é um termo fisicamente errado, pois o que estamos medindo na realidade, é a nossa massa.


Além da Força Peso, existe outra que normalmente atua na direção vertical, chamada Força Normal.
Esta é exercida pela superfície sobre o corpo, podendo ser interpretada como a sua resistência em sofrer deformação devido ao peso do corpo. Esta força sempre atua no sentido perpendicular à superfície, diferentemente da Força Peso que atua sempre no sentido vertical.
Analisando um corpo que encontra-se sob uma superfície plana verificamos a atuação das duas forças.
Para que este corpo esteja em equilíbrio na direção vertical, ou seja, não se movimente ou não altere sua velocidade, é necessário que os módulos das forças Normal e Peso sejam iguais, assim, atuando em sentidos opostos elas se anularão.

colaboradores : 
fabrício
robert
alisson 






Conceitos sobre a dinâmica da luz e da gravidade

Tendo o internauta entendido a existência do espaço absoluto, através dos exemplos colocados, torna-se possível agora compreender melhor a natureza da luz no que diz respeito à distinção que precisamos fazer entre o fóton e o raio de luz (as trajetórias e velocidades).
Como existe o espaço absoluto, observa-se nele o verdadeiro movimento da luz, sendo assim, é possível distinguir entre a trajetória dos fótons e a do raio de luz (seqüência de fótons), os quais diferem entre si quando observados do referencial do espaço absoluto, sem o qual é impossível fazer tal importante distinção, como acontece com a Ciência, por desconhecer a realidade do espaço absoluto.
Fazer tão importante distinção desses conceitos através de "Deduções Lógicas" tornará possível fazer novas interpretações na própria teoria da Relatividade; assunto que será melhor explorado mais adiante.
Quem quiser entender o Universo, precisa entender primeiramente a dinâmica da luz, para isso, não se faz necessário ser um grande matemático ou físico, basta apenas ter bom senso para não ser iludido pela magia da natureza, pois o Criador é um grande ilusionista que, para nos iludir ainda mais, cria ilusões verdadeiras.
A dinâmica de funcionamento da luz ocorre de maneira idêntica a da gravidade, enquanto a luz é transmitida através de fótons, a gravidade se propaga através de partículas denominadas de energétrons.
Como todos os efeitos sofridos pelos fótons são os mesmos para os energétrons, então, compreendendo-se os mecanismos que regem o funcionamento da luz, estaremos automaticamente entendendo a natureza da gravidade.
A diferença entre eles reside no fato de que, para a luz entre dois corpos, um é o emissor de fótons e o outro o receptor, enquanto que, para a gravidade, cada corpo funciona ao mesmo tempo como emissor e receptor de energétrons. Sendo assim, ao falarmos da dinâmica da luz, já estará subentendido que essa dinâmica também funciona para a gravidade; no entanto, enquanto os fótons são emitidos exclusivamente pelos átomos, os energétrons são emitidos por todos os quanta que compõem todas as modalidades de matéria do Universo, conforme o postulado de"Deduções Lógicas", a saber:
"Qualquer porção de energia que emergiu do Big Bang tem a capacidade de emitir parte dessa energia na forma de energétrons, que ao alcançar qualquer outra quantidade de energia, exerce uma força atrativa (gravitacional) na direção de sua chegada."







colaboradores.
Alesson Andrade
Ronaldo Santos
Willon Dos Santos
Marcos de Sousa


22 comentários:

  1. gostei muito do trabalho de voçês, foi bem explicado..

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  2. Parabéns!! o trabalho esta bem desenvolvido, gostei bastante.

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  3. Parabéns !! O trabalho de vocês esta muito criativo ,gostei mais do primeiro com os Cartoons parabéns
    #Icaro

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  4. O primeiro trabalho está perfeito, gostei muito principalmente os Cartoons! :} #Parabéeens

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  5. Muito bom o todos os trabalhos gostei muito ficaram bem interessante todos gostei dos Cartoons que vocês colocaram a primeira, segunda e terceira lei de Newton.
    #MuitoCriativo.

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  6. Ótimos trabalhos, bem elaborados, bem explicados. Mais já a 2 lei de Newton faltou mais conteúdo, mais explicações, mais desenvolvimentos, dava de ter melhorado mais. Mais fora isso foram ótimos.
    #Parabéns*

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. os trabalhos estão show parabens pela criatividade gostei muito adorei

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  9. o trabalho da nossa turma esta muito bom so que precisa da uma melhorada 2 lei e a 3 lei.
    ass:Deivison Oliveira.

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  10. Muita criatividade, gostei parabéns.

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  11. O trabalho de voces estão bacanas parabens

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  12. Os trabalhos estão otimos mas a 2 lei de newton esta com pouco conteúdo. Mas ta bom..

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  13. Sempre gostei muito de física, as 3 leis de Newton estão bem explicadas, gostei do exemplo da lei da ação e reação, bem engraçado, e deu de entender beleza..! :D

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  14. otimas postagens, todos com um assunto um melhor do que o outro.... quero dar meus parabéns a todos que participaram so trabalho... bjjjão a todos..

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  15. Estão muito bom os trabalho...Só faltou complementa a 2 lei de newton está com pouco conteúdos mais estão bom os outros trabalho....

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  16. o trabalho de voces ficou muito bom aprendi muito sobre a dinamica as leis de newton a terseira lei ficou bem explicada mas a segunda ficou com pouco conteudo podiao ter explicado mas sobre a forsa aplicada <3.

    comentario: thalita emilly

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  17. PARABÉNS!

    O conteúdo bem explicado,entendi perfeitamente as 3 leis de Newton!

    THAMIRYS SOARES 201

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  18. Foi bom ter relebrado as leis de Newton,por exemplo,a lei da acão e reação!
    Relembrei desses assuntos,pois estudei eles anos que se passaram!
    Muito bom mesmo,parabens!

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  19. vocês estão de parabéns, gostei muito do trabalho de todos, principalmente do 1º assunto, gostei da 3ª lei de Newton que diz "para toda ação, há uma reação".
    Parabéns ! bjs
    Bruna Azevedo (201)

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  20. Gostei do assunto que teve como auxílio o vídeo do canal "descomplica" no Youtube.

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